contabilidade internacional 1
Ler o capítulo 11 do Livro Texto, e também acessar o Pronunciamento Técnico CPC 06 – Operações de Arrendamento Mercantil. Disponível em: <http://static.cpc.mediagroup.com.br/Documentos/163_CPC_06_R1_rev%2003.pdf>. Compartilhado em: https://drive.google.com/file/d/0B6Pb3Ah9q5t_WkZ4YXNscWhQYmM/view?usp=sharing e em: <https://krotonmy.sharepoint.com/personal/antonio_coelho_anhanguera_com/_layouts/15/guestaccess.aspx?guestaccesstoken=vD71fGNW1O4SLDUOpZx9zCO%2bWrnX%2bYaMPLHxqiK2iG0%3d&docid=05a3c11ff846344dc9b0a396ed5ff5572. >. Acesso em: 02 nov. 2014
Depois de ter feito atenta leitura, elaborar no mínimo em 30 linhas resumo sobre as definições de arrendamento financeiro, arrendamento operacional e quais as formas de reconhecimento contábil.
Arrendamento financeiro ou operacional:
A diferença entre o leasing financeiro e o operacional está diretamente ligada às intenções da arrendatária no momento de contratar a operação.
Arrendamento financeiro:
É a operação na qual a arrendatária tem a intenção de ficar com o bem ao término do contrato (De acordo com as novas normas deve ser características de financiamento onde os riscos e benefícios do bem é transferido ao arrendatário), exercendo a opção de compra pelo valor contratualmente estabelecido.
A arrendadora receberá da arrendatária a totalidade dos valores investidos no contrato de conformidade com o que foi estipulado.
O risco da obsolescência e as despesas de manutenção, assistência técnica e serviços correlatos à operacionalidade do bem arrendado são de responsabilidade da arrendatária.
Leasing operacional:
É a operação na qual a arrendatária, a princípio, não tem a intenção de adquirir o bem ao final do contrato (Não transferem os riscos e benefícios para o arrendatário, onde este ao final do contrato poderá ter a opção de compra do bem pelo valor jutos de mercado). Assim, após a utilização do bem pelo prazo estabelecido e cumpridas todas as suas