Contabilidade intermediária
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Curso
Administração Empresas
Contabilidade Intermediária
Professora – Professor EAD
Professora
Integrantes:
Sumário (no final do trabalho arrumamos)
ETAPA 1
Passo 1 0
Passo 2 0
Passo 3 1
Passo 4 2
ETAPA 2
Passo 1
Passo 2
Passo 3
Passo 4
ETAPA 3
Passo 1
Passo 2
Passo 3
Passo 4
ETAPA 4
Passo 1
Passo 2
Passo 3
Passo 4
Etapa 1 individual
Passo 2
Passo 3
Passo 4
Etapa 2
Passo 2
O Regime de caixa é o regime contábil que apropria as receitas e despesas no período de seu recebimento, liquidez ou pagamento, respectivamente, independentemente do momento em que são realizadas. Podendo ser analisado o fluxo de caixa, ou seja, entrata e saída de dinheiro com seus respectivos salodos diários.
Regime de competência: Desse regime decorre o Principio da Competência de Exercícios, e por ele serão consideradas, na apuração do /resultado do Exercício, as despesas incorridas e as receitas realizadas no respectivo exercício, tenham ou não sido pagas ou recebidas.
De acordo com esse regime, não importa se as despesas ou receitas passaram pelo Caixa (pagas ou recebidas); o que vale é a data da ocorrência dos respectivos fatos geradores.
Abaixo segue alguns exemplos de que sobra de dinheiro no caixa não é sinônimo de lucro.
• a vista de itens comprados a prazo • venda de itens disponíveis em estoque e que já tenham sido pagos em períodos anteriores • recebimentos em datas inferiores aos pagamentos (quando o prazo para pagamento da compra é superior ao do recebimento das vendas) • entrada de dinheiro originada em outras fontes que não seja a venda (venda de um bem imobilizado, empréstimos, …)
Passo 3
Etapa 3
Passo 1
Sim, existem contas retificadoras no passivo, são elas:
- os custos e despesas relativos a receitas