contabilidade industrial
O presente trabalho visa mostrar o conhecimento adquirido ao durante o semestre no que diz respeito ao ramo da Contabilidade Industrial bem como a interdisciplinaridade com a contabilidade de custos, sistemas de informação e a contabilidade gerencial enriqueceu ainda mais os estudos.
Com a competitividade exigindo das empresas cada vez mais a busca contínua para aprimorar a qualidade em todos os seus setores, buscando sempre obter excelência em seus produtos para uma maior aceitação e permanência no mercado em que atua, esse estudo foi fundamental.
Será abordado como a gestão de custos, a de sistemas de informação são importantes nos processos de formação do preço de venda, exigindo muito estudo para que se possam conhecer todos os seus elementos. Veremos também de que forma a Contabilidade Gerencial é indispensável em todo esse processo.
1 Definições conceituais
a) Critérios de rateios dos custos indiretos
A contabilização dos custos indiretos de fabricação tende a ser mais difícil do que a mao de obra direta e dos matérias diretos. Os custos indiretos de fabricação normalmente são acumulados em uma conta única, de onde são transferidos para ordens de acordo com uma base de rateio relativamente arbitraria ( horas maquinas ou horas de mao de obra direta por exemplo).Para estabelecer os critérios de rateio dos custos indiretos de fabricação , a administração precisa fazer algumas considerações.Os custos indiretos incluem materiais indiretos e mao de obra indireta, e são acompanhados em uma conta global, custos indiretos de fabricação que subdividem em contas de custos indiretos de fabricação por departamento, para que o gerente de cada departamento possa ser responsabilizado pelos seus próprios custos . Isso constitui o primeiro passo no processo de rateio de custos , a atribuição dos custos indiretos ao próprios departamentos que os geram.
b) Custos por absorção. O sistema de custeio por absorção é aquele sistema