Motivação Faber Castell - Gestão Ambiental
Motivação
A maior motivação da Faber Castell para implantar seus projetos sustentáveis é garantir o suprimento contínuo de recursos naturais para as próximas gerações. Se percebe a importância disso ao perceber que essa é uma prioridade da empresa.
Sua estratégia para manter sustentável é gerar mais CO2 do que consome, ou seja, gerar um crédito de carbono tão elevado capaz de continuar produzindo por anos sabendo que não está afetando de forma prejudicial o meio ambiente.
A forma que fazem isso não é nem um pouco simples e demorou anos para se concretizar, porém como a empresa já se esforça há anos antes do mundo se preocupar com produção sustentável, a Faber-Castell ganhou vantagem em relação ao mercado.
Desafios superados
O maior desafio da empresa era conseguir fabricar lápis obtendo independência em relação as madeireiras e , ao mesmo tempo, conseguir manter em cresimento a sua demanda. Por conta disso, o investimento teria de ser longo prazo e a viabilidade do projeto não poderia se ganhar maior importância do que o valor de criar uma logística sustentável para o meio ambiente. Este último valor em específico soa utópico, mas é esta utopia que tornou a Faber Castell hoje uma das poucas empresas a demostrar no ano de 2010, em seu inventário de GEE (emissão de Gases de Efeito Estufa ) que a Faber-Castell capturou 8,10 vezes mais do que a quantidade de CO2 emitida em todas as operações controladas pela matriz brasileira. O que revela nitidamente que ousadia também se torna uma das conquistas mais merecidas da empresa.
A empresa possui áreas de reflorestamento e reservas nativas, que impactam na captação, além de uma matriz de emissões fortemente baseada em fontes renováveis, já que 81% das emissões da empresa são oriundas de fontes renováveis. Essa área se encontra na região da Prata (MG), onde Faber-Castell mantém cerca de 9,6 mil hectares divididos em 11 parques florestais, sendo que cerca de 2,6 mil