Contabilidade governamental
Questionário de Contabilidade Governamental
Porto Velho
2011
DOMENICO A. S. R. V. S. ALENCAR
FRANCISCO MOTA DE SOUZA
ILÉN CAROLINE
JOEL GUILHERME F. BEZERRA
ZÉLIA ROCHA DE FARIAS
Questionário de Contabilidade Governamental
Trabalho elaborado e apresentado a Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como pré-requisito avaliativo da disciplina: Contabilidade Governamental, em cumprimento de requisito parcial na obtenção nota, sob orientação do Professor Ms. Francisco Paulo Duarte.
Orientador: Ms. Francisco Paulo Duarte.
Porto Velho
2011
01 - Administração Direta
Direito Administrativo Descomplicado, 17ª Edição 2010 – PAULO, Marcelo Alexandrino Vicente.
Administração Direta - É o conjunto de órgãos que integram as pessoas políticas do Estado (União, estados, Distrito Federal e municípios), aos quais foi atribuída a competência para o exercício, de forma centralizada, de atividades administrativas.
Decreto-Lei 200/1967, em seu art. 4º:
I – A Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios.
02 - Administração Indireta
Direito Administrativo Descomplicado, 17ª Edição 2010 – PAULO, Marcelo Alexandrino Vicente. Administração Indireta - É o conjunto de pessoas jurídicas (desprovidas de autonomia política) que, vinculadas á administração direta, têm a competência para o exercício, de forma descentralizada, de atividades administrativas.
Decreto-Lei 200/1967, em seu art. 4º:
II – A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidade, dotadas de personalidade jurídica própria:
Autarquias;
Empresas Públicas;
Sociedades de Economia Mista;
Fundações Públicas;
Parágrafo único. As entidades compreendidas na Administração Indireta vinculam-se ao Ministério em cuja área de competência estiver enquadrada sua principal atividade.
03. Administração