Contabilidade Gerencial
A base conceitual que fundamenta a contabilidade gerencial sao as teorias da decisao,mensuraçao e informaçao. A contabilidade gerencial nao se atém a regras especificas; obedece a um unico fundamento: toda informaçao contabil util à administraçao deve ser gerada pelos subsistemas de informaçaes de contabilidade gerencial.
Portanto , a abrangencia da contabilidade gerencial é grande, pois deve atender todas as necessidades de informaçoes gerenciais. Assim, sao necessarios subsistemas contabeis para atender as necessidades de informaçoes para o planejamento estratégico, para o planejamento e controle das operaçoes, para absorver os processos de previsoes e orçamentos, para o processo de obtençao e analise da lucratividade dos produtos, para o processo de decisao sobre os investimentos, para a analise da estrutura de capital, de rentabilidade e de geraçao de caixa, bem como para o processo de avaliaçao de desempenho dos gestores internos.
Caracteriza-se contabilidade gerencial o segmento da ciencia contabil que congrega o conjunto de informaçoes necessarias à administraçao que complementam as informaçoes ja existentes na contabilidade financeira. A contabilidade gerencial é necessaria para qualquer entidade. O foco sao os usuarios internos em quaisquer niveis da administraçao que necessitam de informaçoes contabeis para o processo de planejamento e controle das operaçoes e a tomada de decisao.
FATOR
CONTABILIDADE GERENCIAL
Usuários dos relatórios
Internos.
Objetivos dos relatorios
Facilitar o planejamento, controle, avaliação de desempenho e tomada de decisão internamente.
Formas dos relatórios
Orçamentos, contabilidade por responsabilidade, relatorios de desempenho,relatorios de custos,relatorios para facilitar a tomada de decisão.
Frequencias dos relatorios
Quando necesario pela administraçao.
Perspectiva dos relatorios
Orientada para o futuro para facilitar o planejamento, controle, avaliaçao de desempenho antes do fato( para