COL GIO SHALOM
Nome: Mauro Borges
10ªClasse; Turma A
TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO
Produção de cimento
Produção de vidro
DOCENTE Sérgio Macuacua
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o intuito de definir o que é cimento e vidro, demonstrandi os processos e a sua cadeia produtiva.
CIMENTO
Cimento é um matérial cerâmico que em contacto com a água, produz reacção exotérmica de cristalização de produtos hidratados ganhando assim resistência mecânica.
Características do Cimento
O cimento está presente em todo tipo de construção civil, e é considerado uma commodity de baixa substitutibilidade. É um produto homogêneo, com variedade limitada de tipos e com especificações e processo de fabricação semelhante em todo o mundo.
Composição
O cimento é composto de clínquer e de adições finamente moídas. O clínquer é o principal componente e está presente em todos os tipos de cimento. Já as adições variam de um tipo para outro, e são elas que definem as propriedades dos diferentes cimentos existentes.
Clínquer: tem como matérias-primas o calcário e a argila. A mistura do calcário moído juntamente com a argila, chamada de farinha ou cru, passa por um forno cuja temperatura chega a 1450°C, e transforma-se neste material denominado clínquer.
Adições:
Gesso: tem como função básica reduzir a velocidade de endurecimento do cimento moído, por isso o gesso é uma adição presente em todos os tipos de cimento. Em geral a quantidade adicionada é pequena, apenas 3%.
Escória: é um resíduo silicoso que se forma juntamente com a fusão dos metais. Adicionado à moagem do clínquer com gesso, guardado em certas proporções, permite ao produto maior durabilidade e maior resistência final.
Pozolana: são materiais sílico-aluminosos que têm pouca ou nenhuma atividade aglomerante, mas que, finamente pulverizadas e na