Contabilidade Gerencial
A fixação de preços dos produtos e serviços negociados são características financeiras de qualquer organização lucrativa e pode ser considerada a arte do negócio. Estudos comprovam que um preço equivocado pode destruir qualquer negócio, embora o sucesso de uma empresa não dependa apenas do preço de seus produtos ou serviços. Observe que na formação de preço de um produto ou serviço existem alguns objetivos a serem seguidos. Veja:
Oferecer o maior lucro possível a longo prazo: a empresa seria uma instituição em busca incessante. Os métodos de preços a curto prazo deverão ser usados apenas em condição específico e com objetivo de maximizar o lucro;
O lucro maximizado da participação de mercado deverá ser admissível: neste caso os lucros das vendas deverão ser aumentados. Existem motivos que estimulam os resultados negativos dos lucros como: estoque em excesso, sazonalidade, fluxo de caixa negativo, competitividade agressiva, etc.;
Maximizar a produção, impedindo ociosidade e desperdício operacionais: os preços dos produtos e serviços deverão atender as expectativas dos clientes. Os preços baixos podem causar aumento das vendas, mas não garante a qualidade do atendimento e o tempo determinado para a entrega. Já o preço alto, diminui as vendas, reduz a produção e a mão-de-obra.
Maximizar o capital aplicado para manter os negócios auto-sustentados: é necessário realizar uma fixação e mensuração apropriada dos preços de venda de modo a garantir um retorno do valor investido.
1.2 Métodos Genéricos de Formação de Preços
Existem três procedimentos diferentes que podem ser aplicados na definição de preços que se fundamentam em: nos custos, no consumidor ou na concorrência.
A definição de preços fundamentada nos custos procura integrar um valor aos custos.
Existem vários motivos que justifica o uso deste procedimento de definição de preços com fundamento nos custos: simplicidade, segurança e justiça.