Contabilidade Gerencial
O objetivo desse relatório é demonstrar através de conceitos, citações e exemplos a importância do sistema de informação contábil com enfoque na contabilidade gerencial dentro de um empreendimento ou entidades. Demonstraremos de uma forma bem detalhada e analítica, com uma classificação diferenciada dos principais aspectos fundamentais e abrangentes do sistema de informação para o processo decisório da entidade.
CONTABILIDADE GERENCIAL COMO SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL
Conforme definição da CVM e o IBRACON, a Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade com relação à entidade objeto de contabilização. Os objetivos da contabilidade devem atender as necessidades dos usuários quanto aos elementos importantes para seu processo decisório.
Os elementos básicos que compõem um sistema são: objetivos, ambiente ou processamento, recursos ou as entradas, componentes, saídas, administração ou controle e avaliação.
Sistema de Informação
Segundo Clóvis Luis Padoveze,
“é um conjunto de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros agregados segundo uma sequência lógica para processamento dos dados e tradução em informações, para com seu produto, permitir às organizações o cumprimento de seus objetivos principais.”
A estrutura de um sistema de informação contábil gerencial deve atender aos seguintes itens pressupostos básicos para que tenha validade integral no processo de gestão administrativa:
• Necessidade como informação
• Seu planejamento e controle
Fundamentos de um sistema de informação contábil
Três pontos são fundamentais para que um sistema de informação contábil tenha validade:
• Operacionalidade
• Integração e navegabilidade dos dados
• Custo da Informação
Áreas abrangidas pelo Sistema de Informação Contábil
• Contabilidade