Contabilidade Gerencial
Curso: Tecnologia em Gestão de Processos Gerenciais/ 1°Sem.
Disciplina: Processos Gerenciais.
Sorocaba, SP- Outubro, 2013.
Capítulo 1- (Passos: 1, 2 e 3).
Introdução.
A busca por eficiência na execução de projetos visando à superação dos concorrentes tem levado gestores, cada vez mais, a desenvolver programas e planejamentos estratégicos que atendam as necessidades da empresa. Para que se possa evitar a improvisação, dês de 1960 as empresas deixaram de serem organismos fechados sem envolvimento algum com meio externo.
Damos o nome de planejamento à técnica que evita agirmos com base na improvisação. Devido a Globalização a uma necessidade de um bom relacionamento com o meio externo, com base na analise no mercado de mão-de-obra, os fornecedores, o sistema financeiro, os sindicatos concorrência, a comunidade, a tecnologia e, principalmente, os consumidores dos serviços podemos equacionar o futuro de nossa empresa.
O que é planejamento: Planejamento é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência técnica no desempenho da organização. Consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de moda a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes.
Temos os planejamentos: Estratégico, tático e operacional.
Planejamento Estratégico.
O planejamento estratégico é nível onde se tomam as decisões mais importantes da empresa são tomadas: são projetos para longo prazo e afetam todos os níveis da empresa táticos e operacionais. Assim, planejamento estratégico pode ser considerado como a melhor forma de transmitir para a organização, mais segurança e uma maior capacidade de enfrentar futuras situações que possam surgir,