Contabilidade gerencial
UNISINOS
CONTABILIDADE GERENCIAL
ÁREA DE CONHECIMENTO E APLICAÇÃO:
CONTABILIDADE, CUSTOS E FINANÇAS
Dr. Alexandre Vertes e Equipe de professores de contabilidade da UNISINOS
I PARTE
CAPÍTULO I
1 O INVENTÁRIO GERAL
1.1 A importância do Inventário Geral
Dentre os instrumentos usados na contabilidade, o Inventário Geral destaca-se como um dos mais importantes. Através dele pode-se conhecer a composição do patrimônio de uma entidade e, através da comparação de dois inventários é possível determinar o resultado de um exercício. O patrimônio levantado e o resultado apurado com a utilização deste instrumento, será o mais exato possível.
No tocante à apuração do resultado, o Inventário Geral é capaz de dispensar a escrituração contábil. Esta, no entanto, é indispensável na medida em que, através das informações geradas, permite a compreensão e análise do resultado apurado.
1.2 Confirmando a importância do Inventário Geral
Para tratar da parte científica e técnica do Inventário Geral, pode-se partir do seguinte exemplo:
O Sr. Adriano da Silva , proprietário de uma empresa comercial no ramo de tecidos deixou, ao falecer, referida empresa ao seu único filho Sr. José da Silva. Este, que até então nunca havia se envolvido com os negócios, procurou imediatamente inteirar-se do que lhe fora legado por seu pai. Para tanto procurou, no dia 31de março de X2, verificar in loco a situação em que se encontrava a empresa, adotando os seguintes procedimentos:
a) verificou a quantidade de dinheiro existente no cofre , contando-o e anotando o valor encontrado;
b) encontrou, também, alguns valores a receber provenientes de vendas efetuadas à prazo. Anotou o nome de cada cliente, o número do documento (duplicata), a data do vencimento e o valor correspondente;
c) efetuou a medição das mercadorias (tecidos) destinadas à venda, anotando por espécie