JEsus Martin Barbero
Vida e História
Jesús Martín Barbero nasceu em Ávila na Espanha em 1937, fugindo da ditadura e da pobreza que tomava conta da Espanha, em 1963 mudou-se para a Colômbia. Assim começou uma nova mudança para então, professor de filosofia.
Barbero começou a se aprofundar na Sociologia, Economia e Historia. Por volta do ano de 1968 e 1973 fez seu doutorado e pós-doutorado, foi um período de amadurecimento intelectual. Essa época foi quando ele fez vários contatos como Paul Ricouer (grande filosofo e pensador francês) e Alain Touraine (sociólogo francês).
Em 1975 Barbero cria a Escola de Comunicação Social na Universidade Del Valle (Colômbia). Com um grupo de pessoas, ele criou um grande debate a respeito do currículo do curso. O resultado final desse debate foi um projeto que enfocou os processos de comunicação de massa a partir das Ciências Sociais, especialmente das matrizes e dinâmicas culturais, da Semiótica, Estética, da Linguística e da Antropologia.
Barbero era presidente da ALAIC (Associação Latino-americana de Investigadores da Comunicação), onde foi influencia em varias teses no meio da comunicação que se espalhou no mundo inteiro.
Umas das teses dele é o estudo da comunicação a partir da cultura, que gerou polemica, onde ele dizia que: Era necessário perder o objeto (da Ciência da Comunicação) para ganhar o campo, “O caminho do movimento social na comunicação, a comunicação em processo” (Martín-Barbero,1987p.278).
Barbero aponta para um novo conjunto de fragmentações, a dos públicos. Para ele públicos distintos são trabalhados cada vez mais, podem ser por idade, sexo, profissão, interesses, etc. Quem melhor percebeu esses fragmentos foi a Publicidade, compreendendo que cada um deles tem uma sensibilidade especifica.
A fragmentação cultural é citada por ele. As pessoas podem da cultura de livros, mas a maioria esta na cultura oral (cinema, televisão, radio). Para Barbero a maioria que não leem estão se apropriando a modernidade .