Contabilidade Gerencial
Resumo:
A matéria da revista HSM Management propõe algumas ideias que transformadas em prática mudam o foco, do conteúdo técnico do trabalho para o contexto organizacional do mesmo.
Para o autor o contexto da organização é o principal determinante do desempenho, tornando-se mais importante até do que a própria estratégia da empresa. Para ele, as dimensões-chave das organizações conceituam-se em três esferas: conhecimento, e como é gerido; poder, como é exercido e por fim a energia das pessoas, e como é aproveitada.
Sendo assim, o sucesso passa a ser uma questão de criar uma cultura que traga à tona o melhor que as pessoas têm a oferecer, diferenciando assim a empresa da concorrência.
Esses experimentos servem para ampliar radicalmente as fronteiras do gerenciamento, e foram assim mencionados:
1. Torne tudo mais visível: ou seja, o trabalho passando da performance individual para o desempenho coletivo. Com isso, derrubam-se barreiras e fronteiras organizacionais, o ambiente de trabalho é enriquecido, estimula-se o aprendizado coletivo resultando em um aumento do capital social. Outro benefício citado é a descoberta dos verdadeiros talentos de todos, através da expertise que mostram e não seu currículo.
2. Mude o centro do negócio: novas informações que surgem tomam o lugar da burocracia. Com o tempo, pode-se cair na armadilha da tendência natural de ficar preso à primeiras versões de um projeto. Recomendam-se ilhas de empreendedorismo que subvertam a ortodoxia e promovam o experimento de outras opções.
3. Crie opções: através de um proceder mais democrático. A ideia é dar mais voz a um número de pessoas maior na criação e implementação de estratégias competitivas. O desafio passa a ser descobrir modos de colher e aplicar o conhecimento de todos os funcionários.
4. Pergunte-se: “E se...?”: dando maior valor à estratégia do que à oportunidade. Estimulando assim a imaginação empreendedora levando a