Contabilidade Gerencial
Pode ser caracterizada, superficialmente, como um enfoque especial conferido a várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na contabilidade financeira, contabilidade de custos, na análise financeira e de balanços, etc., colocados num grau de detalhe mais analítico, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório.
Anthony (1979, p. 17) caracteriza a Contabilidade Gerencial como uma informação contábil útil à administração.
2. EVOLUÇÃO E MUDANÇAS Com o passar dos anos, a Contabilidade Gerencial sofreu evoluções e mudanças, que alteraram o modo como a mesma é praticada, com diferenciações no foco e nas tecnologias utilizadas para criação de relatórios. Abaixo é possível observar os estágios pelos quais ela já passou:
a. Estágio 1 - Antes de 1950: foco na determinação de custos e controle financeiro, através de tecnologias de orçamento e contabilidade de custos.
b. Estágio 2 – Aproximadamente em 1965: foco no fornecimento de informação para controle e planejamento, com tecnologias como análise de decisão e contabilidade por responsabilidade.
c. Estágio 3 – Aproximadamente em 1985: foco em redução do desperdício de recursos, através de tecnologias de análise do processo e administração estratégica de custos.
d. Estágio 4 – Aproximadamente em 1995: foco em geração ou criação de valor usando efetivamente os recursos, com tecnologias como exame dos