Trabalho - A importância da Logística
Atualmente, o sinônimo de aumento nos lucros é encontrado na logística. Essa palavra traduz todo um conjunto de idéias e propostas de regulação de custos e estratégias operacionais, de parcerias, de abordagens de Marketing, de modernização, de melhor aproveitamento dos insumos, de expansão de mercados, de geração de postos de trabalho, etc.
Com exceção da regulação das estratégias operacionais para a diminuição dos custos, os demais resultados são na verdade objetivos secundários da Logistica que os atinge de forma consequente.
A logistica moderna opera no Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, transformando-se em instrumento de vantagem competitiva. Mas ainda no encadeamento de todas essas palavras chaves existe outra que acaba sendo o germe fundamental de todo o raciocínio logístico: Planejamento. É esta prática que opera a diminuição dos custos e cria novas oportunidades mercadológicas e de aproveitamento de insumos e seus derivados.
No meio empresarial a expressão “logística” ganha mais entonação e enfoque nas discussões rotineiras, visto que alguns fatores específicos elucidam essa tendência; os quais são: a preocupação com os custos organizacionais e/ou industriais, posicionamento frente aos consumidores, necessidade de garantir prazos de distribuição, fornecimento de um nível de serviço satisfatório, preocupação com a absorção das crescentes oportunidades econômicas no mercado internacional e personalização de produtos, tecnologias, exportações e investimentos em P&D (planejamento e desenvolvimento).
Todos estes fatores corroboram para que os desenvolvimentos de estratégias ocorram assim como a eficiência das operações logísticas de uma empresa. Esta pesquisa tem por intenção salientar a importância da logística para uma empresa, tomando como exemplo a companhia Coca-cola.
No caso da Coca-Cola, a logística é fator vital para que a Marca mantenha-se líder do mercado de refrigerantes e que possa atender os