TRABALHO LOGISTICA E SUA IMPORTANCIA
A logística era vista como um conjunto de atividades cotidianas e operacionais, capaz apenas de realizar o fluxo eficiente de matérias-primas para a unidade de processamento e desta para os clientes finais. Desta forma, a logística de suprimento e a de distribuição eram só mais um meio de garantir a eficiência e racionalidade na utilização dos recursos disponíveis. Não tinha maiores questões estratégicas e estruturais a serem consideradas. E com o tempo a logística passou a ser vista como uma atividade de caráter estratégico para as empresas e então a prestação de serviços logísticos aos clientes se tornou um elemento crítico importante de atenção especial capaz de criar valor além de manter ou gerar vantagem competitiva sustentável (OLIVEIRA, 2006).
Hoje o mercado está altamente competitivo onde as inovações e as mudanças ocorrem de forma acelerada e os consumidores estão cada vez mais exigentes, tendo diferentes necessidades a serem atendidas, onde as empresas necessitam buscar novas formas de gestão de seus negócios visando à fidelização dos seus clientes, identificando os fatores que influenciam o nível de serviço logístico. Desenvolver níveis de serviços logísticos de qualidade para atender a demanda desses clientes é de extrema importância para as empresas, surgindo assim um conceito mais específico sobre o assunto de níveis de serviços, sendo discutido como se pode mensurar esse nível e quais são as expectativas dos clientes junto as empresas atuantes em um mercado globalizado (FORNACIARI; SANTOS; FERRINHO, 2011).
E um dos principais desafios da logística moderna é conseguir gerenciar a relação entre custo e nível de serviço. O maior obstáculo é que cada vez mais os clientes estão exigindo melhores níveis de serviço, mas ao mesmo tempo, não estão dispostos a pagar mais por isso. O preço está passando a ser um qualificador, e o nível de serviço um diferenciador perante o mercado. Assim, a logística ganha a responsabilidade de agregar valor ao