Contabilidade Gerencial
CP = CD + CI
SISTEMAS DE CUSTEIO:
a) Por absorção: consiste na apropriação de todos os custos à produção do período, excluindo-se apenas os gastos não fabris. É feito por estimativa. Ex: etapas do bolo
b) Direto ou variável: Custo fixo como encargos de período e gastos que oscilam proporcional ao volume de produção e venda. É útil nas decisões gerenciais ligadas à fixação de preços e de compra ou fabricação. Determina o mix de produtos e dá uma determinação imediata do comportamento dos lucros face às oscilações de vendas. 2POSITIVOS: fornece mais instrumentos de controle gerencial, facilita o tempo e o trabalho despendidos na apuração e apresentação de informações. 2NEGATIVOS: no Brasil, não é aceito pelo Fisco, não considera os custos fixos na determinação do preço de venda.
1) O que é rateio? Cite 2 exemplos de base de rateio
É a distribuição proporcional que se faz para atribuir a este ou aquele produto o valor dos custos indiretos de fabricação(CIF). Ex: a) Os custos de manutenção de edifícios, área instalada de cada departamento, metros cúbicos, etc. b) Impostos sobre imóveis e a propriedade: área de cada departamento, etc.
2) O que é departamentalização? Qual seu objetivo?
Consiste em dividir a fábrica em segmentos, aos quais são debitados todos os custos de produção neles incorridos. Objetivo: Melhor controle dos custos e determinação mais precisa dos custos dos produtos.
3) Para a contabilidade de custos, como são separados os departamentos?
- Departamentos de produção: aqueles que atuam sobre os produtos e têm seus custos apropriados direto aos produtos. Ex: corte, aplainamento, montagem, etc.
- Departamento de serviços: não atuam diretamente na produção. Objetivo: prestar serviços aos Depart. De produção. Ex: manutenção, almoxarifado, limpeza.
- Centros de Custos: Onde são alocados todos os gastos realizados em um período, para futura alocação aos produtos.
4) O que são custos fixos?
São aqueles que