Contabilidade Gerencial - Historia da Contabilidade
A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava em saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade. Podemos resumir a evolução da ciência contábil da seguinte forma:
CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO: - quando a contagem era o método adotado para o controle dos bens, que eram classificados segundo sua natureza: rebanhos, metais, escravos, etc.
CONTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVAL - Estudavam-se, na época, técnicas matemáticas, pesos e medidas, câmbio, etc. No período medieval, diversas inovações na contabilidade foram introduzidas por governos locais e pela igreja. Mas é somente na Itália que surge o termo Contabilitá.
CONTABILIDADE DO MUNDO MODERNO - A Contabilidade tornou-se uma necessidade para se estabelecer o controle das inúmeras riquezas que o Novo Mundo representava. Os empréstimos e os investimentos para empresas determinaram o desenvolvimento de escrita especiais que refletissem os interesses dos credores e investidores e, ao mesmo tempo, fossem úteis aos comerciantes, em suas relações com os consumidores e os empregados.
CONTABILIDADE DO MUNDO CIENTÍFICO - A era criação de grandes empresas, como as multinacionais ou transnacionais, que requerem grandes capitais, e muitos acionistas, foi à primeira causa do uso das teorias e práticas contábeis, que permitissem correta interpretação das informações, por qualquer acionista ou outro interessado, em