Contabilidade Gerencial, Fiscal e Societária
Nesta atividade, vocês deverão apresentar uma dissertação, explicando estas três visões da contabilidade.
Para isso, vocês deverão definir a contabilidade gerencial, fiscal e societária, apresentar seus objetivos e principais regras, mostrar (preferencialmente com exemplos), as diferenças entre as visões. Resposta:
CONTABILIDADE SOCIETÁRIA
É a origem de toda a informação contábil. Tem como foco principal a “prestação de contas” aos usuários internos (sócios e administradores) e externos (governos, bancos, clientes, fornecedores, empregados, etc.) da organização. Demonstra a situação patrimonial - Balanço Patrimonial, o desempenho operacional - Demonstração de Resultado. A partir dela, principalmente os usuários externos tomam decisões em relação à empresa, como por exemplo: crédito (ampliação ou restrição), novos negócios, tributação, estatísticas etc.
Através da Contabilidade Societária, realiza-se o estudo da legislação de constituição das sociedades que serão registradas nas Juntas Comerciais ou Registro Civil das Pessoas Jurídicas.
CONTABILIDADE FISCAL
Também conhecida como Contabilidade Tributária, é o conjunto de ações e procedimentos que visa apurar e conciliar a geração de tributos de uma entidade. É aquela destinada ao relacionamento entre a empresa e o fisco. Cuida de apurar, pagar e declarar os tributos, mantendo a saúde do relacionamento empresa x estado.
A escrituração contábil regular propicia informações importantes para a apuração de tributos. Daí dizer-se que a contabilidade presta-se a cálculos diversos nesta apuração, como, por exemplo:
1. Base de cálculo do PIS e COFINS
2. Lucro apurado para fins de IRPJ e CSLL
3. Registro de tributos compensáveis (IRF e outras retenções tributárias).
Desta forma, é imprescindível aos contribuintes manterem estreito controle sobre sua