Contabilidade Geral
A contabilidade é uma ferramenta que provem informações e ajuda na tomada de decisões do administrador dentro e fora da empresa. Desde os tempos antigos passou a ser utilizada para arrecadação de tributos e adquiriu grande importância na maioria das empresas. Com o intuito de auxiliar os administradores através dos registros de dados e relatórios, a contabilidade se tornou uma ferramenta chave para aqueles que pretendem obter resultados em seu futuro empreendimento. 2.1.1 Plano de Contas
Para formar o patrimônio é necessária a manipulação de elementos que são controlados por meio de contas, no qual o objetivo é registrar todas as receitas e despesas da empresa para apurar a situação financeira da empresa ao decorrer de suas atividades.
O plano de contas de uma empresa consiste numa relação padronizada de contas a serem utilizadas no registro das operações pelos profissionais da área de contabilidade. Como todos eles se sujeitam as regras estabelecidas num mesmo plano de contas a consequência é a uniformidade dos procedimentos contábeis (FERREIRA, 2010, p. 53).
De acordo com Ferreira (2010), o plano de contas deve ser adaptável devido à adição ou exclusão de contas, em virtude dos fatos administrativos não inclusos na previsão e na dinâmica das atividades empresariais. Sendo assim a função das contas representarem o patrimônio e o resultado das atividades da empresa.
As funções das contas de uma empresa podem ser classificadas em contas de ativo, contas de passivo exigível e contas de patrimônio líquido. As contas de ativo são representadas pelo conjunto de bens e direitos, que segundo Marion (2008), bens são itens capazes de satisfazer as necessidades das pessoas e de empresas, podendo eles ser classificados como bens tangíveis: veículos, imóveis, estoque, dinheiro. E os bens intangíveis são objetos incorpóreos imateriais, mas que possuem valor significativo para a organização como: marcas e patentes.
Conforme Marion