Contabilidade Geral
Este trabalho teve como objetivo principal, evidenciar como estão sendo divulgadas as principais alterações trazidas pelo Pronunciamento Técnico CPC 27, que trata do Ativo Imobilizado, com ênfase na depreciação, no segmento de Máquinas e Equipamentos Industriais. Para atingir esse objetivo, foi adotado como metodologia, uma pesquisa bibliográfica e posteriormente, uma pesquisa documental, realizada por meio de análise das Notas Explicativas e dos Relatórios da Administração das empresas de Máquinas e Equipamento Industriais. Com a análise dos dados, pode-se observar que apenas uma, das quatro companhias analisadas, divulgou todos os itens que foram selecionados e avaliados com base no CPC 27. Quanto ao restante da amostra, nenhuma das companhias publicou integralmente, os itens de divulgação que o Pronunciamento Técnico CPC 27, as obriga apresentar, e todas elas deixaram de divulgar itens que eram relevantes no que se refere à depreciação. Concluiu-se assim, que as maiorias das entidades analisadas não estão divulgando adequadamente, as principais alterações trazidas pelo Pronunciamento Técnico CPC 27, no que se refere à depreciação. Palavras-Chaves : Ativo imobilizado. Depreciação.
INTRODUÇÃO
Atualmente, muitas empresas brasileiras já iniciaram o processo de adaptação ao padrão internacional de contabilidade, que se tornou obrigatoriedade diante da necessidade de reduzir as diferenças entre os procedimentos e as normas utilizadas em diversos países.
Segundo Niyama e Silva (2009), a existência de práticas distintas tem sido um problema para a compreensão e comparabilidade das informações de natureza econômico- financeira, considerando que a contabilidade é a principal linguagem de comunicação entre agentes econômicos na busca de oportunidades de investimentos e na avaliação do risco de suas transações, por essa razão, procura-se, com a convergência das normas contábeis