atps ergonomia e segurança do trabalho
Ex.1 - È toda ocorrência que ocorre com o trabalhador em seu exercício de atividade devido a ato inseguro ou condição insegura
Ex.2 - Doenças ocupacionais são as que estão diretamente relacionadas à atividade desempenhada pelo trabalhador ou às condições de trabalho às quais ele está submetido. As mais comuns são as Lesões por Esforços Repetitivos ou Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT), que englobam cerca de 30 doenças, entre elas a tendinite (inflamação de tendão) e a tenossinovite (inflamação da membrana que recobre os tendões). As LER/Dort são responsáveis pela alteração das estruturas osteomusculares, como tendões, articulações, músculos e nervos.
Ex.3 - Doenças de trabalho são aquelas que aparecem devido ao esforço físico que é pedido no trabalho. Exemplos disso são os dentista que desenvolvem uma dor nos ombros pela má posição em que trabalha, e telefonistas que desenvolvem uma tendinite por realizar sempre os mesmos movimentos. As doenças relacionadas ao trabalho podem afetar o sistema músculo-esquelético, afetar o sistema nervoso, desenvolver câncer, surdez, problemas respiratórios e de pele e problemas mentais, mas vai depender sempre do tipo de trabalho que o indivíduo desenvolve.
Ex.4 - Acidentes de Trajeto - São os acidentes ocorridos no trajeto entre a residência e o local de trabalho do segurado e vice-versa.
Ex.5 – São avaliações de atividades e postos de trabalho de funcionários para empresas objetivando verificar se estes realizam atividades expostos a insalubridade e ou periculosidade. Oferecemos soluções de adequação destas condições através de melhoria nos ambientes de trabalho, implantação de EPC – Equipamento de Proteção Coletiva e como última alternativa a implantação do EPI – Equipamento de Proteção Individual. Como posição profissional entende que todo resultado de avaliação encontrada acima dos níveis permitidos pela legislação deve ser corrigido de forma a