atps ergonomia e segurança do trabalho
Diminuir o número de acidentes e lesões é a meta do técnico em segurança do trabalho, sendo ele muito importante na implementação dos programas para a prevenção de acidentes.
Apesar de ajudar no desenvolvimento de tais programas, o técnico em segurança do trabalho atua marcantemente na implementação desses programas na área de trabalho, além de ser o responsável pela avaliação de tudo o que pode dar errado em um serviço.
Mas, afinal, o que faz o técnico em segurança? O técnico em segurança do trabalho executa as “33 NR’s” relacionadas à segurança e identifica situações que possam causar acidentes.
Essas tais“NR’s” são normas regulamentadoras que ditam os parâmetros certos numa empresa, evitando, portanto, acidentes de trabalho e promovendo saúde ao trabalhador.
Logo,o objetivo do técnico em segurança do trabalho é proporcionar e revisar os conhecimentos dos conceitos de ergonomia como formas de prevenção e manutenção da saúde, almejando atitudes seguras e conscientes. 1. APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO PARA A EMPRESA DE EDIFICAÇÕES
Analisado todos os setores da empresa, podemos dizer que o trabalho a ser aplicado em sua empresa consistirá em:
• inspecionar locais, instalações e equipamentos da empresa, observando as condições de trabalho, para determinar fatores e riscos de acidentes;
• estabelecer normas e dispositivos de segurança, sugerindo eventuais modificações nos equipamentos e instalações;
• elaborar relatórios para propor reparação ou renovação das medidas de segurança;
• investigar acidentes ocorridos para identificar suas causas e propor as providências cabíveis;
• orientar os funcionários da empresa sobre normas de segurança e demais medidas de prevenção de acidentes e aplicação dos princípios das NR’s.
Também iremos trabalhar auxiliando e melhorando a CIPA dentro da empresa, sendo o seu objetivo realizar periodicamente verificação nos ambientes e condições de trabalho visando