Contabilidade Geral I
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - 5º SEMESTRE
PROFª JOYCE G. BELAZ
1S/2014
1 – ORIGEM DA CONTABILIDADE
“Não se pode precisar a época em que se iniciou a Contabilidade. Contudo, acredita-se que ela seja tão antiga quanto a origem do homem. A partir do momento em que o homem passou a possuir bens, houve consequentemente a necessidade de controlar esses bens, surgindo assim o inventário.” (FAVERO, 2009, p. 9) “Alguns pesquisadores revelam que os primeiros sinais objetivos da existência da Contabilidade datam de mais ou menos 4.000 anos a.C.” (FAVERO, 2009, p. 9)
“Pela análise da evolução do pensamento contábil, percebe-se que a Contabilidade é uma área de conhecimento cuja evolução sempre esteve associada ao desenvolvimento das atividades mercantis, econômicas e sociais.” (FAVERO, 2009, p. 9) Somente em 1494 um italiano Frade Franciscano e professor de matemática Lucca Pacioli divulgou os princípios básicos do Método das Partidas Dobradas que consiste em dar a cada Débito um Crédito correspondente de igual valor. Depois com a Evolução da contabilidade o campo de atuação dessa ciência ampliou-se enormemente. Até os dias atuais sua essência não alterou, somente aprimorou com o avanço tecnológico.
1.1 Conceito
A Contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões. Com o passar do tempo, o governo começa a utilizar-se dela para arrecadar impostos e a torna obrigatória para a maioria das empresas. (MARION, 2004)
Como explica Marion (2004) a Contabilidade não deve ser feita apenas para visar as exigências do governo, mas para auxiliar as pessoas a tomarem decisões através de seus relatórios. (MARION, 2004)
1.2 Objeto
O objeto da Contabilidade é, pois, o PATRIMÔNIO, em torno do qual a Ciência Contábil