contabilidade geral II
DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO
DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO
Balanço Patrimonial.
2º) Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade.
No balanço patrimonial contem o ativo, passivo e o patrimônio liquido.
O Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos. Que também se divide em circulante e não circulante.
Ativo circulante é uma referência aos bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro no curto prazo, normalmente até o final do exercício social seguinte ao da elaboração do Balanço Patrimonial. Exemplos: dinheiro em caixa, conta movimento em banco, aplicações financeiras, contas a receber, estoques, despesas antecipadas, numerário em caixa, depósito bancário, mercadorias, matérias-primas e títulos.
Ativo não circulante: São incluídos neste grupo todos os bens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade. Exemplos: Ativo Realizável a Longo Prazo, Investimentos, Imobilizado, Intangível.
O Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.
O Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva ou negativa entre o valor do Ativo e o valor do Passivo. Tambem divide-se em circulante e não circulante.
Passivo circulante são as obrigações que normalmente são pagas dentro de um ano, como exemplo os fornecedores ou duplicatas a pagar, Empréstimos bancários, Títulos a pagar, Encargos sociais a pagar, Salários a pagar, Impostos a pagar.
Passivo não