Contabilidade fiscal
Destaca-se aí o papel do contabilista nesse processo de educação tributária de seus clientes de pequeno porte. O contador é o profissional responsável pela geração de informações sobre o patrimônio da empresa, evidenciando a sua situação econômica e financeira. Assim, não basta apenas apurar os impostos e gerar guias de recolhimento, ele deve ter também um papel-chave na construção de uma rotina de gestão de tributos.
Segundo Marcon (2006, p. 18): “O planejamento tributário é uma ferramenta de essencial importância para identificar qual a melhor forma de tributação de uma empresa, isto é, seria uma forma preventiva que o contador e o empresário possuem e que pode fazer uso para economia dos impostos, amparados pela legislação”.
Diante deste mercado competitivo no qual as empresas lutam para sobreviver, torna-se necessário, cada vez mais, obter informações ágeis para que seus gestores possam tomar como base em suas decisões. Os relatórios financeiros fornecidos pela contabilidade são ferramentas fundamentais para o sucesso da gestão de uma empresa. Sendo assim, as informações emanadas pela contabilidade precisam expressar a realidade econômica e financeira da empresa para que possa ser garantido o