contabilidade DLPA e DFC
Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA)
O que fazer com o lucro?
Apurar o lucro do exercício é o primeiro passo da contabilidade, só depois é decidido qual será o destino desse valor.Normalmente uma parte vai para os sócios como retorno do capital investido, essa remuneração se dá o nome de dividendos, outra parte será reinvestida na própria empresa como forma de fortalecer o capital próprio, para essa parte damos o nome de lucro retido. Essa parte mais cedo ou mais tarde será incorporado ao capital social da empresa.
Ex:
O trajeto do lucro da DRE até o balanço sofre no seu caminho algumas transformações que devem ser explicadas para quem faz uso dos relatórios contábeis.
Uma das transformações é que o lucro retido, poderá ter uma destinação especifica. Ainda que este lucro certamente sirva para o aumento de capital, deverá ter sua destinação explicada; temos os valores menores fragmentos que não escriturados pela contabilidade. Neste caso junta- se esses valores fragmentados que se denominam Lucros Acumulados.
Sendo assim, após a apuração o lucro do exercício soma -se ao remanescente já existente,e fazem -se as destinações específicas , após distribuí-los temos num mesmo relatório - Demonstração de Lucros Acumulados e também seus prejuízos Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados.Essa demonstração é que liga DRE o Balanço Patrimonial.
Ajustes de Exercícios Anteriores
A legislação estabelece que o lucro líquido do exercício não deve ser influenciado por valores oriundos de outros exercícios, dessa forma teremos lucro líquido realmente obtido com as operações do ano.
Estamos respaldados considerando o principio de competência do exercício, não poderíamos por exemplo considerar nessa apuração um erro do exercício anterior, pois não haveria coerência na mesma.
O valor é registrado diretamente na conta Lucros ou Prejuízos Acumulados, para não influenciar o lucro do ano.O erro precisa ser