Contabilidade de custos
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como direcionamento um exame bastante interessante do processo contábil, englobando diversas disciplinas, mas com uma visão bastante prática, já que faz referencia a uma situação concreta posta em análise
Cumpre inicialmente registrar que uma grande função da Contabilidade é produzir informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, e de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões.
No presente Trabalho, será inicialmente fornecidas definições conceituais, sobretudo relacionada a “custos”, identificando quais os principais custos de uma empresa, através de exemplificação.
Conceituado e identificado os custos, passará o presente trabalho a tartar das unidades equivalentes de produção, tratando ainda sobre a formação do preço de benda e os impostos incidentes sobre a atividade de venda.
Em seguida, será dado ênfase à análise do trinômio custo/volume/lucro e por fim, será demonstrado a importância de um sistema integrado para gerar informações
Importante salientar que o presente trabalho, por tratar de temas bastante extensos, não tem o intuito de esgotar o assunto, tentando apenas dar uma visão geral sobre o tema proposto.
2. DEFINIÇÕES CONCEITUAIS
O sistema de acumulação de custos tem por objetivos a identificação, a coleta, o processamento, o armazenamento e a produção das informações para a gestão de custos.
Resumidamente representa a forma com que os custos são transferidos aos produtos fabricados. Destarte. uma vez calculado os custos de cada centro de custo (produtivo ou auxiliar), é necessário transferir tais custos aos produtos. Assim, o fato da contabilidade apurar os custos de cada centro não significa que sua tarefa está concluída, pois o objetivo da contabilidade de custos é valorar os estoques e também determinar o Custo dos Produtos Vendidos – CPV. Dessa forma, para a apuração dos custos será necessário