Contabilidade de Custos
2. O que são métodos de custeio?
Métodos de custeio é a forma como as empresas agregam ao preço de venda seus custos de fabricação. O principal objetivo é a separação de custos variáveis e custos fixos e definir qual seu peso dentro do preço de venda do produto. http://www.administradores.com.br/producao-academica/metodos-de-custeio-a-melhor-escolha-para-obtencao-de-lucro/2835/ 3. Os métodos de custeio costumam ser classificados em tradicionais e contemporâneos. Explique essa classificação.
Métodos de custeio tradicionais são aqueles que tem como foco principal a apuração do custo dos produtos, considerando que os produtos sejam geradores de custos. Esses métodos são adequados a ambientes de produção em que predominam custos com materiais e mão-de-obra diretos. Entre os métodos de custeios tradicionais estão o custeio por absorção, o custeio pleno e o custeio variável, e todos eles têm relação com o conceito de que o comportamento dos custos varia de acordo com a quantidade fabricada, sendo considerados, portanto, métodos de custeio baseado no volume.
A rápida evolução tecnológica que vem ocorrendo desde o final do século XX, em resposta de um ambiente competitivo mais intenso, tem obrigado as empresas reformular continuamente suas estratégias e a se preocupar cada vez mais com a gestão de custos. Como resultado, os métodos de custeios contemporâneos, com novas abordagens de gestão de custos, têm sido elaborados para ampliações específicas, com destaque para o custeio ABC. Entre as novas abordagens, destacam-se o conceito de ciclo de vida dos produtos, o custeio-alvo, a teoria das restrições e o sistema de gestão econômica.
4. Se o objetivo da empresa é conhecer a margem de contribuição, qual método de custeio deve utilizar?
Do método do custeio variável, surge a margem de contribuição, sendo que os custos fixos são subtraídos desta margem de contribuição para se obter o lucro operacional líquido.