Contabilidade De Custos
Nesta Atividade Prática Supervisionada (ATPS) veremos que as aplicações da Contabilidade de Custo, realizaremos análise da terminologia e a classificação de custos, .
ETAPA 1 - Terminologia e Classificação de Custos.
Custos Diretos - São aqueles que compõe o produto, ou seja, vinculado a um segmento em especifico. Pode ser identificado e diretamente apropriado a cada tipo de obra a ser custeado, está ligado diretamente a cada tipo de bem ou função de custo.
Custos diretos a um objeto de custeio são os custos diretamente relacionados a esse objeto, isto é, que podem ser fácil e economicamente identificados ao objeto de custeio sem qualquer rateio, entende-se por rateio a distribuição arbitrária dos custos que não são diretamente identificados e apropriados aos objetos de custeio.
Portanto, como exemplos de custos diretos têm-se as matérias primas empregadas na fabricação do produto, a mão de obra direta e os serviços subcontratados e aproveitados diretamente nos itens fabricados. Os custos diretos também são facilmente mensuráveis de modo objetivo.
Eles são divididos em dois grupos:
1- Matéria-prima
São os materiais que iram receber o processo de transformação, para dar origem ao produto. Ex: Tecido para confecção de roupas e madeira na confecção de móveis.
2-Materiais secundários
O material não passa por transformação, podemos citar as embalagens, plásticos e vidros que é utilizado para embalar os produtos.
Custos Indiretos
Custos indiretos a um objeto de custeio são aqueles que não podem ser identificados com o objeto de custeio de maneira economicamente viável, é o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência. são comuns a dois ou mais objetos de custeio. Os custos indiretos são alocados ao objeto de custo por meio de um método de alocação de custo denominado rateio. Logo, são aqueles que não oferecem condição de medida objetiva e dos quais qualquer