Gestão Ambiental
O presente Trabalho de Avaliação Bimestral, para a disciplina Sistemas de Gestão Ambiental e Certificação do 1° Semestre do curso de Graduação em Engenharia Civil, tem como finalidade a eliminação da descarga de esgoto bruto no Ribeirão Dois Córregos, no município de Piracicaba – S.P., por meio da intersecção dos pontos de descarga e tratamento dos Efluentes. Este processo, além de ser uma medida com o intuito de diminuir a poluição causada por este tipo de descarga tanto no Ribeirão Dois Córregos como em seu afluente direto, o Rio Piracicaba, visa implantar um sistema de Educação Ambiental na população que vive no entorno do mesmo, fazendo com que todos entendam que, evitando este tipo de poluição, o retorno trará ganhos em qualidade de vida em todos os sentidos.
.
1. Introdução
Desde a Baixa Idade Média, quando a partir de 1.350 uma pandemia de Peste Bubônica, também conhecida como Peste Negra, assolou a Europa, a população mundial começou a se preocupar com o afastamento do esgoto gerado pelas suas residências, a fim de manter as condições fitossanitárias em seus lares.
Com o passar do tempo e com o adensamento das cidades e consequente aumento dos efluentes domésticos e, após a Revolução Industrial, também dos efluentes industriais encaminhados aos rios e córregos, estes perderam sua capacidade de “digestão”, causando a poluição dos mesmos, o que ocasionou um novo problema para a sociedade.
O Rio Piracicaba, que é formado pela junção dos Rios Atibaia e Jaguari e recebe, em sua bacia, a contribuição de vários córregos e ribeirões quando passa pelo município de Piracicaba – S.P..
Um destes ribeirões é o Ribeirão Dois Córregos, objeto deste trabalho, que tem sua nascente e sua foz dentro do próprio município de Piracicaba – S.P.. A escolha deste se deu porque, em seu percurso, o mesmo passa por vários tipos de ocupação, desde a residencial (Bairro Santa Rita), industrial (UNILESTE) e rural (Bairro Monte Alegre), e recebe a descarga de esgoto