contabilidade de custos
Sistema de acumulação de custos representa a forma com que os custos são transferidos aos produtos ou serviços. Uma vez calculado os custos de cada centro de custo, é necessário transferir tais custos aos produtos ou serviços. Então, basicamente, o esquema de trabalho na apuração dos custos será:
1. Determinar os custos diretos e contabilizá-los aos respectivos centros.
2. Fazer o rateio dos custos indiretos e transferi-los aos centros de custos.
3. Transferir os custos assim determinados (1 e 2), incluindo os custos de materiais diretos, para os produtos.
Esta transferência será debitada á conta específica de estoques de produtos em elaboração e creditada na conta de transferência de custos (no subgrupo das contas de centro de custos).
Posteriormente, os produtos que forem concluídos serão transferidos para o estoque de produtos acabados.
Exemplo:
Transferência dos custos de acabamento para os produtos em elaboração:
D – Estoques de Produtos em Elaboração (Ativo Circulante)
C – Transferência de Custos – Acabamento (Conta de Custos)
Na seqüência, os produtos que tiveram sua fabricação concluída, serão transferidos para a conta de estoques de produtos acabados:
D – Estoques de Produtos Acabados (Ativo Circulante)
C - Estoques de Produtos em Elaboração (Ativo Circulante) Finalmente, o custo dos produtos vendidos será contabilizado como segue:
D – Custo dos Produtos Vendidos (Conta de Resultado)
C - Estoques de Produtos Acabados (Ativo Circulante) Então, para formar o valor do custo de cada produto, deve-se utilizar um critério específico e coerente (regular), de acordo com uma metodologia lógica, racional. Antes de decidir quanto ao sistema ou à modalidade de custeio a ser adotada, a empresa deverá escolher o seu sistema de acumulação de custos, orientando-se, estritamente, pelo sistema produtivo da empresa. Existem dois sistemas básicos de produção - o sistema de produção por encomenda e o sistema de