Contabilidade de Custos
• CONTABILIDADE DE CUSTOS
Custos são todos os fatores de produção que compõem o estoque de produtos acabados (destinados à venda), tais como:
Matéria prima;
Mão de obra;
Gastos gerais ou custos indiretos de fabricação – GGF/CIF (desgaste das máquinas, aluguel da fábrica, seguro da fábrica, etc).
De maneira geral, a Contabilidade de Custos cuida dos custos da empresa, não tendo sua atenção voltada para as despesas. Os Custos são os recursos consumidos pela empresa para a elaboração de produtos ou serviços.
Coleta de dados relacionados aos custos que permitam sua classificação e agrupamento com vistas à determinação do lucro, avaliação e controle de estoques;
Fornecimento de informações que permitam o relato, cálculo, análise e controle dos custos envolvidos nas operações e atividades da empresa;
Fornecimento de informações que permitam à empresa estabelecer metas e decidir entre linhas alternativas de ação.
• CONTABILIDADE FINANCEIRA
A contabilidade financeira tem por finalidade básica promover o registro dos fenômenos econômicos e financeiros que afetam o patrimônio de uma entidade.
A contabilidade financeira preocupa-se com as leis e normas e é obrigatória para as entidades legalmente estabelecidas. Seu objetivo maior está associado ao passado, e seus atos e práticas são estabelecidos por meio de regras normativas que, muitas vezes, comprometem a tomada de decisões. Algumas dessas “regras” recebem a denominação de princípios fundamentais da contabilidade. Entre os princípios fundamentais da contabilidade aplicados em custos, podem ser mencionados:
Competência;
Uniformidade (consistência);
Prudência (conservadorismo);
As atividades relacionadas ao processo de gestão empresarial dizem respeito à tomada de decisões com impactos futuros, enquanto a contabilidade financeira preocupa-se com o registro relativo ao patrimônio do que já passou.
Assim, em muitas situações, torna-se