Contabilidade de custos
A contabilidade dispõe de informações sobre custos dos bens, mercadorias e/ou serviços, seja para uma empresa de atividade industrial, comercial ou de prestação de serviços. Para tanto, custos devem ser entendidos como um ramo da contabilidade que apura os valores da produção de bens, mercadorias e serviços com o intuito de se identificar os resultados e mensurações dos estoques de produtos acabados e/ou de produtos e serviços em acabamento.
A utilização de sistemas de custeio pelas empresas vem auxiliando os gestores no momento de definir estratégias e gerenciar os custos incorridos nos processos e atividades, assim, as empresas podem aprimorar os custos ao produto por meio do sistema de custeio. Com a finalidade de entender os sistemas utilizados pelas empresas, o trabalho apresenta os métodos de Custeio por Absorção, Custeio por Atividade (abc), Custeio variável e custeio Direto, analisando estrutura, vantagens e desvantagens, aplicabilidade.
1 SISTEMAS DE CUSTEIO
1.2 SISTEMAS DE CUSTEIO POR ABSORÇÃO
O sistema de custeio por absorção é aquele sistema que apura o valor dos custos dos bens ou serviços, tomando como base todos os custos da produção.
O sistema de custo por absorção consiste em atribuir aos produtos fabricados todos os custos da produção, sendo de forma direta ou indireta. Assim todos os fixos ou variáveis são absorvidos pelos produtos. Neste sistema e apropriado todos os custos da área de fabricação. Os diretos são apropriados mediante apontamento de forma objetiva e os custos indiretos são apropriados através de rateio, na qual são utilizados vários critérios, nos quais os mais utilizados são os da proporcionalidade ao valor da matéria-prima consumida, ao valor da mão –de –obra direta, horas-máquinas.
Quanto à estrutura desse sistema vai ocorrer primeiramente a separação dos custos e despesas, consequentemente haverá uma apropriação dos custos diretos diretamente aos produtos ou serviços e um rateio dos custos indiretos e