Contabilidade de custos
Índices de Estrutura Financeira/Índices de estrutura de capital
Os índices de estrutura de capital são bastante úteis em análise da estrutura de capital. Os índices são calculados relacionandose as fontes de capitais entre si e com o Ativo Permanente. Indicam o grau de dependência da empresa com relação a capital de terceiros e o nível de imobilização do capital. Quanto menor o índice, melhor. (HOJI, P.283) Índices de Estrutura Financeira Capital de terceiros/Capital próprio
Fórmula (PC+ELP)/PL
Indica a participação de capital de terceiros sobre o capital próprio
Composição do Endividamento (CE) Indica quando da dívida total vence no curto prazo.
PC/(PC+ELP)
Endividamento Geral
(PC+ELP)/AT
Indica o endividamento total da empresa em relação ao ativo total. Ou seja, quanto do ativo total esta comprometido com dívidas. Imobilização do Capital Próprio (ICP)
AP/PL
Indica a parcela dos recursos próprios investidos no Ativo Permanente. Imobilização Recursos Permanentes ou Imobilização dos
recursos não correntes (IRNC) Esse índice informa quanto dos recursos permanentes e de longo prazo está investido no Ativo Permanente.
AP/(PL+ELP)
Índices de Solvência/liquidez
Os índices de liquidez mostram a situação financeira da empresa. Como os valores se referem a vencimentos de diferentes datas, um valor com vencimento no primeiro dia de um ano pode estar sendo comparado em igualdade de condições com outro valor que vence no último dia do mesmo ano. Os valores traduzidos a valor presente minimizam esse tipo de problema. Quanto maior o índice, melhor. (HOJI, P.284) Índices de Liquidez Liquidez Geral (LG)
Fórmula (AC+RLP)/(PC+ELP)
Esse índice indica a capacidade de pagamento de dívida no longo prazo. O principal