Contabilidade de custos
Resumo;
Capitulo 1, 2 E 3
O sistema de custo tem como objetivo principal falar sobre a importância para a implantação de um sistema de custo eficaz, como implantação eficiente e ainda, como efetuar uma avaliação periódica de um sistema de custos.
O custeio é qualquer produto, atividade, função ou unidade organizacional cujos gastos estejam sujeitos à quantificação, à análise e ao controle pela área de custos.
Esse sistema pode ser definido por um conjunto de técnicas e recursos aplicados, por uma empresa ao acompanhamento dos seus gastos.
Os gastos empresarias compreendem:
custos - que são gastos diretamente relacionados com a produção dos bens destinados à comercialização;
despesas - que são os demais gastos decorrentes do exercício das funções empresariais de apoio, de venda, de pós-venda, de planejamento, de administração etc.
A empresas sofrem diversas classificações, entre as quais destaca-se a sua divisão entre gastos diretos e indiretos, gastos fixos, variáveis e semivariáveis.
As diretrizes mais importantes;
Primeira diretriz - Cada empresa tem a sua particularidade, sendo assim, cada uma pode desenvolver seu próprio sistema de controle e análise de custos.
Segunda diretriz - Por mais inteligente que seja, nenhum sistema de controle e análise de custos poderá compensar a incompetência dos administradores da empresa.
Terceira diretriz - Entre dois sistemas de controle de eficiência equivalentes, o mais simples deverá ser escolhido.
Quarta diretriz - Realismo nos prazos de implantação ou revisão de um sistema de controle e análise de custos.
Quinta diretriz - Cuidado com a impressão de que a reformulação de um sistema e análise de custo existente é mais simples do que a criação e implantação de um primeiro sistema.
Sexta diretriz - Pessoas dão decisivas para a eficiência dos sistemas.
Sétima diretriz - Sistemas impraticáveis são inúteis.
Oitava diretriz - O futuro é muito importante