Contabilidade de custos
1. Conceitos
Maher (2001, p. 38) define Contabilidade de Custos como o “ramo da contabilidade que mede, registra e relata informações sobre custos.” Wernke e Bornia (2000) citado por Sá (1995) corroboram que custo é tudo o que se investe para conseguir um produto, um serviço ou uma utilidade (no sentido amplo). Leone (2000, p. 19) concorda:
A Contabilidade de Custos é o ramo da Contabilidade que se destina a produzir informações pra os diversos níveis gerenciais de uma entidade, como o auxílio às funções de determinação de desempenho, de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões.
Bornia (2002, p. 35) relata que a contabilidade de custos surgiu com o aparecimento da Revolução Industrial, sendo o objetivo principal calcular os custos dos produtos fabricados. Dessa forma, surgia um novo instrumento para acrescentar valor na mensuração dos produtos. Nesse período, a atividade comercial era a mais atuante, sendo a Contabilidade Financeira o ramo que mais era aplicada, para a avaliação do patrimônio e controle de resultado do período. As empresas atualmente, segundo VanDerbeck e Nagy (2003, p. 6), passaram a reconhecer a grande importância das informações contábeis, para uma operação bem sucedida (incluindo dados sobre os custos específicos). No atual ambiente da economia globalizada, devido aos resultados dessas pressões, as organizações estão enfatizando o controle de custos, numa tentativa de manter seus produtos competitivos no mercado.
Conhecer os custos [...] é fundamental para se ter a capacidade mínima e necessária para conduzir os negócios neste competitivo ambiente. Porém, para se destacar e estar à frente dos concorrentes, é necessário saber algo a mais, é necessário ter mais informações qualificadas no que diz respeito aos custos diretos e indiretos, principalmente no que tange aos custos indiretos, bem como o entendimento dos