Contabilidade de custos
Custo -soma dos gastos incorridos e necessários para a aquisição, conversão e outros procedimentos necessários para trazer os estoques à sua condição e localização atuais, e compreende todos os gastos incorridos na sua aquisição ou produção, de modo a colocá-los em condições de serem vendidos, transformados, utilizados na elaboração de produtos ou na prestação de serviços que façam parte do objeto social da entidade, ou realizados de qualquer outra forma. custo é o valor gasto com bens e serviços para a produção de outros bens e serviços. Exemplos: matéria prima, energia aplicada na produção de bens, salários e encargos do pessoal da produção.
Despesas-Valor gasto com bens e serviços relativos à manutenção da atividade da empresa, bem como aos esforços para a obtenção de receitas através da venda dos produtos. Exemplos: Materiais de escritório, Salários da administração.
2. Quando se produz ou se adquiri determinado produto, e este produto é faturado somente no mês seguinte, de qual principio estamos tratando?
Princípio da competência ou da confrontação entre despesas e receitas.
3. Na ultimo mês ao fazer um levantamento em meu estoque de mercadorias, constatei que faltavam algumas unidades de valore pequenos. Porem considerou como se não as tivesse em estoque. De qual principio estamos tratando?
O principio da materialidade ou relevância.
4.Diferencie os custos em fixos e variáveis.
Custos fixos são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção. Independem portanto, do nível de atividade, conhecidos também como custo de estrutura. Exemplos:limpeza e Conservação,aluguéis de equipamentos e Instalações,salários da Administração,segurança e vigilância.
Custos Variáveis- Classificamos como custos ou despesas variáveis aqueles que variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades. Seus valores dependem diretamente do volume