Contabilidade de custos
Esta atividade é importante para que você classifique os custos indiretos de conversão, de acordo com sua natureza, e compreenda os conceitos que fundamentam cada um dos principais critérios de custeio desenvolvidos pela Ciência Contábil e em que situações são aplicados.
Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.
PASSOS
Passo 1
Ler o artigo publicado na Revista Ciências Gerenciais, da Anhanguera Educacional, sobre o custeio ABC, que tem por finalidade mostrar a melhor alocação dos custos indiretos dentro de uma organização.
Disponível em:
<http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/rcger/article/view/380/381>. Acesso em: 27 out. 2011. Descrever como se dá o processo de apropriação dos custos indiretos na ICC. Elaborar um fluxograma demonstrando seus argumentos.
Passo 2
Ler o artigo da Finance Training disponível em:
<http://www.financetraining.com.br/artigos_det.cfm?ID=22>. Acesso em: 27 out. 2011.
a) Definir as bases de rateio dos custos indiretos de sua empresa.
b) Elaborar um quadro simples contendo o item de custo, sua base de rateio e a unidade de medida.
Passo 3
Atribua, para cada departamento, os valores com os custos consumidos por eles durante o mês. Siga as instruções do quadro 9.2, página 114, do livro-texto Contabilidade de Custos, de Vicente Carioca.
Passo 4
Elaborar:
a) o Mapa de rateio dos departamentos de serviços;
b) a proporcionalidade do que cada departamento consumiu de recursos;
c) o quadro de apropriação dos custos aos produtos.
Finalizar o relatório relativo aos passos dessa etapa. Em seguida, elaborar o relatório final com as informações das etapas 1, 2, 3 e 4, segundo as normas de Padronização apresentadas no início desta ATPS. Inserir as informações na sequência das etapas. Finalizar o arquivo (.doc) e postá-lo na plataforma moodle para a avaliação do professor tutor a distância.