Contabilidade de custo
ACADEMICO: MILIANE BARROS PIMENTA- CON 41
PROFº: ROBSON S. MORAES- EMPREENDEDORISMO
FACULDADE METROPOLITANA DE MARABA
Ao analisar o crescimento de empresas de pequeno e médio porte no âmbito nacional e internacional no século XXI percebe-se o surgimento de uma palavra de ordem o empreendedor. O artigo “A Necessidade de se Aprender a Empreender” dos autores Ailton C Silveira, Giovanni J. J. Boneli, Niciane E. Castro e Priscila A. Barbosa trata desse tema expondo ideias e conceitos e diferenças sobre o empreendedorismo e o administrador baseados em teóricos de renome na área em questão.
O artigo chama a atenção sobre o conceito do empreendedor como uma pessoa que tem a capacidade de imaginar e conseguir concretizar suas ideias de forma eficaz, que vê em coisas simples um grande meio de “ganhar dinheiro” onde outras pessoas caracterizariam como uma perda de tempo o que se diferencia do administrador que calcula os riscos visa os lucros e principalmente não se entrega em negócios ariscados.
Os autores buscam demonstrar por meio de pesquisas bibliográficas os principais marcos teóricos para a difusão do empreendedorismo no âmbito nacional, assim a necessidade de aprender a empreender esta associada ao perfil psicológico e as influências externas como amigos e familiares onde o empreendedor toma como base para constituir seu caráter e ideias criativas, assim a capacidade de detectar oportunidades de negócios esta espelhada em outras pessoas empreendedoras que conseguiram subir de carreira.
A partir da década de 90 o empreendedorismo ganhou força no Brasil com a criação do SEBRAE e demais empresas que alavancaram a visão empreendedora e aqueles que antes vendiam nas ruas de forma informal, montaram empresas e se tornaram empreendedores de sucesso, além disso, o governo tem proporcionado diversas vantagens para o surgimento desses novos negócios.
O