Contabilidade como profissão
PROCESSOS ADMINISTRARTIVOS
Empresa são unidades econômicas sociais integradas por elementos humanas materiais e técnicos que tem o objetivo de obter utilidades através de suas participações no mercado de bens e serviços.
Empresário- é o sujeito de direito que exerce a empresa, ou, seja, aquele que exerce profissionalmente (com habilidade) Uma atividade econômica (que busca gerar lucro) organizada (que articula os fatores de produção) para produção ou a circulação de bens ou de serviços.
Gestor – Significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas a ser gerida ou administrada. O objetivo é de crescimento estabelecido pela empresa através do esforço humano organizado, pelo grupo, com um objetivo específico.
As principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso são:
Sensibilidades nas situações- com esta habilidade o gestor poderá diagnosticar mais precisamente a realidade e pré-condição para outras habilidades.
Flexibilidade ou maleabilidade de estilo de liderança- Está habilidade requer do gestor capacidade para adequar-se ou adaptar-se com as situações com que ele se depara quando não existem possibilidades necessidade ou é prudente alterá-las.
Gestão situacional- Esta habilidade requer do gestor, capacidade em administrar a situação na qual ele está inserido, alterando suas condições com a intenção de cumprir seus próprios objetivos e metas de trabalho.
Autopercepção - Habilidade que o gestor deve possuir em saber e perceber seus estilos de gerenciais.
As empresas são consideradas sistemas abertos, pois são formadas pela integração e intercâmbio da organização com o ambiente. De acordo com as mudanças do ambiente externo. A organização se adapta para sobreviver mudando seus produtos, técnicas e estruturas.
A interação e intercâmbio da organização com o ambiente moldam a estrutura de sistemas abertos. Quando ocorre uma mudança no ambiente