113053402/72

572 palavras 3 páginas
Conhecimento Empírico:

Chamado de ?conhecimento popular? ou ?senso comum? tem como características:
? Ser valorativo - está relacionado com os valores do sujeito que impregnam o objeto conhecido;
? Ser assistemático - depende da organização de cada indivíduo, não visa a uma sistematização de idéias, já que pode ser percebido no dia-a-dia.
Este tipo de conhecimento é adquirido por tradição, herdado de antepassados, e ao qual se acrescentam os resultados da experiência vivida na coletividade. Nasce do processo do ?acostumar-se? a uma explicação ou compreensão da realidade, sem que ela seja questionada. Exemplos: o conhecimento das benzedeiras, as várias superstições, os provérbios, as técnicas de artesanato, as artes culinárias, etc.
Resumindo, o conhecimento empírico tem princípios gerais, pois que se aplicam a circunstâncias variadas, e não reflete sobre si mesmo. Ele trata das coisas, dos objetos, das situações, mas não pensa em si, é simplesmente aceito como ?verdade? sem questionamento.

Conhecimento Filosófico
Este conhecimento caracteriza-se como uma reflexão que busca compreender o sentido da realidade, do homem em sua relação com a natureza e com os outros, do trabalho do homem e seus produtos: a cultura e a história. Através de uma reflexão que busca reunir o pensamento fragmentado da ciência, reconstituindo sua unidade. Essa reflexão permite ao homem ter mais de uma dimensão para determinado problema, além daquela que é dada pelo agir imediato no qual o homem pragmático, isto é, aquele que apenas atua e age sobre os princípios do dever ser, se acha mergulhada.
Pode-se entender neste processo que, quando surge uma reflexão por meio de uma pergunta, o que interessa não é a resposta, mas a pergunta, ou seja, ao encontrar a resposta a uma pergunta, essa mesma resposta torna-se outra pergunta.

Conhecimento Científico
A partir do século XV a filosofia se fragmenta em ciência, surgindo as chamadas ciências particulares como Física, Química,

Relacionados