Contabilidade como instrumento de gestão
Leonardo Maia Prim [1]
Airton Groh[2]
MSc. Micheli [3]
09/11/2011
Resumo
Este artigo demonstra a importância da contabilidade para o gerenciamento das empresas. Trata-se de assuntos fundamentais na contabilidade como fluxo de caixa, análise financeira para a tomada de decisão, demonstrações contábeis e técnicas para analisá-las e extrair informações contidas nos relatórios contábeis. Diante desse contexto, apresenta também a evolução histórica dessa ciência que surgiu nos primórdios e foi sendo aperfeiçoada até os dias atuais como estratégia para as empresas. Com a finalidade de avaliar o patrimônio das entidades, analisando os resultados operacionais e não operacionais, para enfim definir a situação liquida da empresa.
Palavras-chave: Contabilidade; Financeira; Empresas.
1. INTRODUÇÃO
A gestão contábil surgiu da necessidade dos gestores do patrimônio das entidades, geralmente pelos próprios proprietários, ou seja, não foi nenhum conceito filosófico ou força da legislação.
A história da contabilidade esta ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos (MARQUES, 2010).
Após a época de caça, o homem voltou-se à organização da agricultura. A organização econômica acerca do direito do uso do solo, rompendo a vida comunitária, surgindo divisões e o senso de propriedade. Assim, cada pessoa criava sua riqueza individual (MARQUES, 2010).
Ao morrer, o legado deixado por esta pessoa não era dissolvido, mas passado como herança aos filhos ou parentes. A herança recebida dos pais denominou-se patrimônio. O termo passou a ser utilizado para quaisquer valores (MARQUES, 2010).
Segundo Wagner Luiz Marquesa origem da Contabilidade está ligado a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que