contabilidade comercial
MORAL: CONJUNTO DE VALORES QUE ORGANIZAM A SOCIEDADE/CONJUNTO DE VALORES QUE NORTEIAM NO AMBITO DA MORAL O AGIR HUMANO, QUE NORTEIAM NOSSAS ESCOLHAS, ORGANIZA A VIDA COTIDIANA.
IMORAL: COMPORTAMENTO DIFERENTE DAS REGRAS ESTABELECIDAS DO MODELO JÁ ESTABELECIDO PELA SOCIEDADE. O QUE ERA IMORAL ONTEM PODE SER MORAL HOJE.
AMORAL: SUJEITO QUE NÃO TEM CAPACIDADE RACIONAL P FAZER ESCOLHAS// IDOSO ALZAIMER, DOENTE MENTAL, CRIANÇA DE ATÉ 7 ANOS.
DIFERENÇA ETICA E MORAL: MORAL É O CONJUNTO DE REGRAS DE NORMAS, AQUILO QUE SERVE PARA ORGANIZAR A SOCIEDADE. ETICA CONJUNTO DE VALORES QUE ESTÃO INTROJETADOS E FORMAM O NOSSO CARÁTER.
AO INDAGAR SOBRE A VIRTUDE E O BEM SOCRATES REALIZA DUAS INTERROGAÇOES: O QUE A SOCIEDADE CONSIDERA VIRTUOSO E BOM REALMENTE É// E OS INDIVIDUOS AO AGIREM TEM CONSCIENCIA DA FINALIDADE DE SUA AÇOES.
CARACTERISTICA DO SUJEITO ETICO: SER CONSCIENTE DE SI E DOS OUTROS // SER DOTADO DA VONTADE (CAPAZ DE ORIENTAR E CONTROLAR DESEJOS PARA QUE ESTEJAM EM CONFORMIDADE COM AS NORMAS E VALORES VIGENTES // SER RESPONSAVEL PELA SUAS AÇOES// SER LIVRE (NÃO ESTAR SUBMETIDO A PODERES EXTERNOS)
CONSCIENCIA MORAL: BUSCAR NA RAZÃO FUNDAMENTAÇÃO PARA NOSSAS ESCOLHAS É BASE DE NOSSAS ESCOLHAS.
INFLUENCIA ARISTOTELICA: DISTINÇÃO ENTRE SABER TORÉTICO E PRATICO
SABER TEORETICO: CONHECIMENTO DE SERES E FATOS QUE EXISTEM E AGEM INDEPENDENTE DE NOS (NATUREZA)
SABER PRATICO: É O CONHECIMENTO DAQUILO QUE SÓ EXISTE COMO CONSEQUENCIA DE NOSSAS AÇOES . A ETICA POR EX
QDO O CURSO DE UMA REALIDADE SEGUE LEIS UNIVERSAIS NÃO HÁ COMO DELIBERAR E ESCOLHER POIS AS COISAS ACONTECERÃO COMO PREVISTAS NA LEI.
ARISTOTELES: CONSIDEROU A VIRTUDE COMO CONDIÇÃO DE TODAS AS OUTRAS E PRESENTE EM TODAS ELAS: A PRUDENCIA OU A SABEDORIA PRATICA
SUJEITO PRUDENTE É AQUELE QUE EM TODAS AS