CONTABILIDADE COMERCIAL
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CONTABILIDADE COMERCIAL
CONTABILIDADE COMERCIAL
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contabeis 3º semestre da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Atividades Interdisciplinares
INTRODUÇÃO
A contabilidade comercial é a ferramenta da contabilidade para a junção de todos os resultados, ela é a base para criação, informação e finalização dos demonstrativos de resultados. Possui grande valia para tomada de decisões dentro de uma organização, é precisa.
Definições Conceituais da Contabilidade
Existem três principais princípios da contabilidade, são eles; princípio da entidade, continuidade e competência.
O principio da entidade reconhece que o patrimônio é objeto da contabilidade e afirma sua autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.
Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.
O princípio da continuidade aponta que a organização continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.
Já o princípio da competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
Regime de Apuração
Para o reconhecimento das receitas e despesas um dos aspectos básicos da contabilidade que devem ser conhecidos para poder avaliar adequadamente as informações financeiras são os regime de competência e o regime de caixa.
O regime de