CONTABILIDADE COMERCIAL
Tivemos conhecimentos sobre as operações com mercadorias e apuração de estoque, vamos agora estudar sobre o Ativo Não Circulante, mais precisamente os conceitos comportados do ativo não circulante.
Até 2008 os Balanços Patrimoniais eram publicados com o grupo
Permanente, sua substituição veio com a Lei 11.941/2009 trazendo algumas alterações dentre elas a nomenclatura de Ativo Não Circulante.
ATIVO
Circulante
Não Circulante
Realizável a Longo prazo
Investimentos
Imobilizado
Intangível
PASSIVO E PL
Circulante
Não Circulante
PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Falaremos cada um dos grupos do ativo não circulante, conforme a demonstração acima ele é dividido em 04 importantes grupos: RLP,
Investimentos, Imobilizado e o Intangível.
REALIZÁVEL A LONGO PRAZO
Conforme a Lei n 11.941/09 o grupo Realizável deixa de existir e passa a integrar o ativo não circulante, este grupo tem como característica dois importantes aspectos:
Prazo: sua classificação ocorrerá quando ultrapassar o exercício subseqüente. Por uma determinação legal a classificação de contas deste grupo deverá ser valores a receber, oriundos de vendas, adiantamentos, empréstimos e outros.
IMOBILIZADO
O Ativo Imobilizado tem a característica de bem corpóreo, o entendimento conceitual tem a natureza relativamente permanente que se utiliza na operação dos negócios de uma empresa e que não se destina a venda.
Destacamos as características necessárias do ativo imobilizado:
Natureza permanente;
Ser utilizado na operação dos negócios;
Não destinar a venda.
Ressaltamos a característica permanente ela acontece porque nenhum bem,
(excluindo Terrenos) possui vida ilimitada dentro de uma organização, seu uso causará desgaste a diminuição de valor do bem é registrado na contabilidade como Depreciação.
Vejamos exemplos de Ativo Não Circulante Imobilizado a-) Edifícios: são considerados imobilizado para uma industria que os utiliza como sede, fábrica,