Contabilidade comercial
Este trabalho tem por objetivo apresentar de uma maneira geral como é efetuado o processo contábil dentro de uma empresa, quais meios são utilizados para avaliar e controlar o patrimônio da empresa. Será demonstrado através de exemplos práticos como funcionam as aplicações financeiras e como são contabilizadas. Com relação ao controle de estoques, serão abordados os tipos de inventário utilizados pelas empresas; como é efetuado o registro de entrada e saída de mercadorias, os benefícios destes registros, sua importância na hora de tomadas de decisões e quais os critérios aplicados na avaliação do estoque. Estaremos abordando também os métodos de avaliação de ativos de uma maneira geral, quais são e como são aplicados, evidenciando em que situações cada método deverá ser aplicado.
Nesta apresentação estamos expondo os princípios da contabilidade, o que determinam e exemplificando estes princípios. Como não poderíamos deixar de destacar as normas que regem os profissionais da contabilidade, os conselhos que fiscalizam o exercício da profissão, as normas estabelecidas, as entidades responsáveis por estas normas, por quem são criadas e a quem são destinadas.
Entrando no assunto de normas e leis, há alguns aspectos éticos que não poderiam ficar de fora, pois se há normas a serem seguidas, é lógico que a ética está presente para o seguimento destas normas, estaremos fazendo um breve comentário sobre as principais disposições do código de ética do profissional contábil.
APLICAÇÕES FINANCEIRAS
As aplicações financeiras constituem-se num leque de investimentos com rentabilidade fixa ou variável, do tipo: Fundos de Investimento Financeiro (FIF), Certificados de Depósitos Bancários (CDB), Letras Hipotecárias, Bolsa de Valores, etc.
CONTABILIZAÇÃO DA APLICAÇÃO
Por ocasião da aplicação efetuamos o lançamento de transferência de numerário da conta banco conta movimento para a conta de aplicação correspondente ao tipo de aplicação efetuada.