Contabilidade básica
Bibliografia
Fique atento aos livros que servirão de base para o conteúdo das aulas, bem como para sua consulta:
PADOVEZE, Clóvis Luis. Manual de contabilidade básica: contabilidade introdutória e intermediária. 7. ed. – São Paulo: Atlas, 2009.
SCHMIDT, Paulo, SANTOS, José Luiz dos, GOMES, José Mário Matsumura. Contabilidade intermediária: atualizada pela minirreforma tributária: Lei nº 10.637/02. São Paulo: Atlas, 2003.
Contabilidade é a ciência que tem por objeto o patrimônio das entidades e por objetivo o controle desse patrimônio, com a finalidade de fornecer informações a esses usuários.
O campo de aplicação da Contabilidade abrange todas as entidades (pessoas) físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos, que possuam patrimônio.
Sócios, Acionistas e Proprietários:
Estão interessados no retorno e na segurança de seus investimentos. Normalmente, esperam que a empresa tenha condições de manter um fluxo regular de distribuição de lucros.
Administradores, Diretores e Executivos:
O interesse nos dados contábeis dessas pessoas atinge um grau de profundidade e análise maior que os demais grupos. Eles são responsáveis pela tomada de decisão. Assim, as informações contábeis são úteis para o acompanhamento da empresa e, principalmente, para projetar o futuro.
Bancos e Financiadores em geral:
Quando a empresa opera com prejuízo ou começa a operar ineficientemente, é muito provável que os sócios continuem a investir nela para que se recupere. No entanto, os emprestadores de dinheiro serão os primeiros a abandonar o barco. Sua preocupação principal é que a empresa tenha geração de caixa futura suficiente para honrar, com segurança, o capital emprestado, atualizado mais os juros.
Governo e Economistas Governamentais:
O governo baseia-se nas informações contábeis para exercer o poder de tributar e arrecadar tributos, enquanto os economistas encarregados utilizam esses dados para análises globais da economia ou de setores.