A vida política
O vereador é do poder legislativo, ou seja, é ele o responsável pela a criação de leis que beneficiem a população e também fiscalizar os gastos públicos do poder executivo que no caso é o prefeito. Ele é um elo entre a população e o prefeito, colhendo e levando ao prefeito as necessidades do povo para a aprovação ou não do mesmo.
O prefeito é do poder executivo, ou seja, é ele que aprova ou não as leis de seus vereadores. Administrando a cidade com funções políticas, executivas e administrativas. Em função política tem como obrigação lidar com a Câmara, apresentar projetos de leis à Câmara, publicar e vetar as leis e representar o município em todas as circunstâncias. Nas funções executivas e administrativas ele planeja, comanda, coordena, controla e mantem contato externos.
Podemos observar que as propostas dos candidatos são muito parecidas uma com as outras e existem poucas propostas que estão relacionadas com o favorecimento da participação popular, uns dos motivos disso é que os políticos querem sempre governar para si mesmo e não para a população, fazem leis em benefício próprio e não para beneficiar o povo que elegeram eles.
Contem poucas propostas relacionadasà participação, umas os candidatos não esclarece como será realizado, Criação de um Portal de Transparência Municipal, divulgando todos os gastos do Município (Luís Gustavo Stupp), outras estão com o seu sentido escondido, ou seja, com outras palavras, Apoiar o Centro de Memória e as pesquisas sobre os sítios arqueológicos encontrados em Mogi Mirim e na região (Orivaldo Magalhães), Promover a democracia participativa através do acompanhamento social das obras e serviços e valorização dos profissionais da área e dos Conselhos Setoriais (Ernani Donatti), e outras que estão bem claras, Reunião mensal para discutir as necessidades dos produtores rurais.
Mas