Contabilidade Básica
1. A Contabilidade é uma ciência social que estuda as funções de controle e de registro relativas aos atos e fatos da Administraçãoe da Economia.
2. A Contabilidade é uma ciência social que estuda o comportamento das riquezas que se integram ao patrimônio em face das ações humanas. Portanto, a Contabilidade ocupa-se de fatos humanos.
3. Segundo a enciclopédia Encarta, Contabilidade é o “processo mediante o qual é identifi cada, medida, registrada e divulgada a informação econômica de uma organização ou empresa, com a finalidade de possibilitar às pessoas interessadas que avaliem a situação da entidade”.
Stakeholders (Todos os que têm interesse no resultado das atividades (performance) de uma empresa)
Independentemente do ramo de atividade, há diversos grupos interessados nas finanças de uma empresa, como os sócios, os funcionários, os fornecedores, os bancos... A legislação assegura a esses grupos o direito a certas informações, tais como capacidade de pagamento, capital próprio, nível de endividamento, lucro por ação etc. Todo o processo de provimento destas informações (e de manutenção do sistema de livros capaz de provê-las) é de responsabilidade do setor de contabilidade dessa empresa. Existe uma palavra em inglês que identifi ca essas pessoas ou instituições tãointeressadas em acompanhar o desenvolvimento de um empreendimento:
História da contabilidade
Anos 1445/1450 –Luca Paccioli, tido por muitos como pai da Contabilidade.
Ano 1509 – publicada em Veneza, Itália, a obra Summa de Arithmetica, que descreve alguns dos princípios contábeis utilizados ainda hoje. A autoria é de Luca Paccioli.
Séculos XVI ao XIX – as correntes do pensamento contábil se estendem da Itália para o resto da Europa. Tem início o período da Contabilidade científi ca. A Europa se firma como berço da Contabilidade teórica.
Final do século XIX – os Estados Unidos surgem como potência na área contábil devido às pesquisas em áreas que tornariam a